Cadeia pública de Quatro Marcos implanta o projeto ‘Nova Chance’


Nesta Sexta-feira (25), foi implantado na cadeia pública de São José dos Quatro Marcos o projeto Nova Chance, criado pelo governo do estado de Mato Grosso para atender especificamente a educação dos detentos e dar oportunidades de superar desafios que vão além das grades por meio do acesso à educação, qualificação profissional, assistência social e psicológica. O projeto pedagógico é da Seduc e o acompanhamento e fiscalização é da Funac.

Daniel Geraldes Cruz, diretor interino da cadeia pública de São José dos Quatro Marco disse aos recuperandos selecionados para iniciarem os estudos na unidade prisional palavras de apoio e incentivo e que aproveitassem essa chance impar de aprendizado.

“Essa parceria entre a Seduc e Sejudh está dando certo, trazendo o conhecimento aos recuperandos, graças também a vontade deles, não somente pela remissão de pena, mas também pela continuidade dos estudos depois que cumprirem suas penas, tornando assim cidadãos com melhores perspectivas de vida” avalia o professor Sergio.

Segundo o professor Reginaldo Barata, a remissão de pena passa pela educação e a preocupação do projeto está em ajudar o recuperando a dar mais valor a suas vidas pois após eles cumprirem suas penas deem continuidade aos estudos em qualquer unidade escolar do município ou do estado.

O Juiz de Direto da Comarca de São José dos Quatro Marcos, Dr. Antonio Carlos Pereira de Souza Junior avalia de forma positiva o projeto no envolvimento dos recuperandos “O projeto nova chance é importante, inclusive o próprio tribunal e a corregedoria de justiça no fórum matogrossense de humanização do sistema penitenciário que teve no ano passado, foi determinado que todos os magistrados do quadro de execução criminal promovessem cursos para os recuperandos.Com essa determinação já era quase que um sonho conseguir dar uma nova chance aos recuperandos e isso foi possível através da parceria entre a Fundação Nova Chance e Seduc”, explicou o juiz de direito.

“Vamos nos empenhar neste projeto, para que os recuperandos tenham a remissão de pena e saiam da cadeia com um aprendizado. Paralelo a este projeto, estamos fazendo esforços para que possamos concluir uma parceria entre o Conseg e a prefeitura para regularizar a prestação de serviços do recuperando junto ao município como forma de remissão de pena”. Enfatizou o Promotor de Justiça de São José dos Quatro Marcos, Paulo Alexandre Alba Colucci.

“Eu estava em Tangara da Serra, lá estudei o EJA e o SEJA, chegando aqui cobrei o promotor e o juiz para implantar o estudo, é o que está acontecendo; com isso quero ter uma nova oportunidade na vida através do aprendizado e poder mostrar aos meus filhos que não façam o que eu fiz e nem se espelhem em mim “. Esse foi o depoimento de um detento que hoje tenta virar esse jogo através do conhecimento.

Esse post foi publicado em Mato Grosso, São José dos Quatro Marcos e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário ...... opine sobre o que você acabou de ver

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s