Mirassol D’Oeste e a maior Festa do Peão de Rodeio do Brasil


_1215461818

Você sabia que a Festa do Peão de Rodeio de Mirassol D’Oeste já foi considerada uma das maiores do Brasil?

A primeira em Mirassol ocorreu em 1979. O tempo foi passando com shows nacionais de cantores reconhecidos de dar inveja em qualquer cidade.

O tempo foi passando mais ainda, e os Rodeios de Mirassol começou a entrar em retrocesso os shows não são mais como antigamente, os investimentos para ampliação do Parque de exposições pararam, e não é considerado aquele grande Rodeio como era antigamente. 

Mirassol D’Oeste tem capacidade de ter seu nome levado aos quatro quantos do Brasil, só falta ética na sua administração e responsabilidade de seus representantes.

A tradicional Festa do Peão de Rodeio de Mirassol D’Oeste é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores eventos de toda região, fazendo parte inclusive do Calendário dos Eventos Promocionais e Turísticos do Estado de Mato Grosso.

Ela surgiu em Mirassol D’Oeste em 1979, na gestão do Prefeito AZUIR JOSÉ GONÇALVES, que na verdade foi o grande incentivador para que esta festa emplacasse na região.

O pecuarista CASSIANO SILVEIRA BORGES, mineiro de PASSOS-MG, radicado em Mato Grosso há mais de 25 anos, foi convidado para ser o Primeiro Presidente do Comissão Organizadora do Festa. Na ocasião, como Mirassol D’Oeste ainda não contava com um Parque apropriado para tal finalidade, a Comissão decidiu improvisar a I Festa no Campo de Futebol.

Apesar das dificuldades, Cassiano e sua equipe não mediram esforços, deslocando-se até Borretos-SP, considerada a capital do Rodeio Brasileiro, para buscar experiências e contratar Peões e Tropas de nome nacional, além da contração daquele que foi o maior narrador de Rodeio do Brasil, o já saudoso ZÉ DO PRATO.

O sucesso absoluto da I Festa do Peão, que atraiu visitantes não só dos municipios circunvizinhos, mas de todo o Estado de Mato Grosso e ainda de outras regiões do Pais, fez com que os pecuaristas mirassolenses se empolgassem para dar continuidade a tão falada festa, que hoje já é tradição.

Ainda na gestão do Prefeito AZUIR JOSÉ GONÇALVES, o senhor PAULO MENDONÇA, um dos colonizadores desta cidade, doou umo área de terras para a implantação do PARQUE DE RODEIO.

Já na gestão do Prefeito ATAIDE PEREIRA LEITE, contando como apoio dos pecuaristas e da classe empresarial, foi construído a Arena oficial e arquibancadas de alvenaria, palco e outras instalações, que posteriormente foram remodeladas e ampliadas nas gestões de EDVALDO PAIVA e AMADEU TAMANDARÉ.

Hoje existe, legalmente constituído, o SINDICATO RURAL ou PATRONAL, formado por pecuaristas, ao qual cabe a responsabilidade da organização da Festa do Peão. Tendo a frente o dinâmico presidente senhor JOÃO PAULINO GONÇALVES, o Sindicato tem promovido várias inovações, o exemplo da XV Festa, realizada em 1994 que ganhou repercussão Nacional.

 

TROPEIRO ARTHUR VILERÁ – O PIONEIRO

Dentre os tropeiros famosos chegava, com a I Festa, o senhor ARTHUR VILERÁ, um dos pioneiros do gênero e que acabou se estabelecendo definitivameste em Mirassol D’ Oeste. Além de ser conhecido como grande tropeiro, ARTHUR VILERÁ orgulha-se em ser o pai de um dos maiores e mais famosos Campeões Brasileiros em Montarias em Cavalos, o WALTER TEIXEIRA VILERÁ, conhecido no mundo do rodeio como TIO PATINHAS ou BILL, bem como do WILSON TEIXEIRA VILERÁ, peão e tropeiro e ainda narrador do rodeio, BRANCO VILERÁ.

 

JAIR HONÓRIO DE OLIVEIRA

CIDADÃO MIRASSOLENSE E CAMPEÃO BRASILEIRO

 

Este jovem peão, que desde a infância optou pelas montarias, apesar da grande humildade, conseguiu ser famoso e campeão brasileiro. Seu estilo é do verdadeiro COWBOY americano, fazendo da montaria uma ARTE e não uma luta contra o animal.

Pindobinha, como é conhecido, representa para os mirassolenses um orgulho, por levar o nome desta cidade por todo o Brasil, sempre com suas fantásticas apresentações.

Em Mirassol D’Oeste, onde começou sua carreira, já conquistou várias vezes o titulo de campeão. Em Barretos-SP, a Capital do Rodeio Brasileiro, Pindobinha também já conquistou esse titulo, sendo aplaudido de pé pela multidão.

JAIR HONORIO DE OLIVEIRA recebeu, no ano de 1987, o título de CIDADÃO MIRASSOLENSE, oferecido pelo Câmara Municipal, por ser um fiel defessor de Mirassol D’Oeste em todo o Brasil.

Parabéns, Pindobinha, pelo que faz!

Esse post foi publicado em Mato Grosso, Mirassol, Mirassol D' Oeste e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Mirassol D’Oeste e a maior Festa do Peão de Rodeio do Brasil

  1. Anônimo disse:

    sera que ira ter a festa de peao em mirassol?

    Curtir

  2. Luiz disse:

    Vai haver sim, a festa acontecerá nos dias 13 a 16 de novembro, tendo como atrações, Divino e Donizete (violeiros) George Henrique e Rodrigo e Israel e Rodolfo.

    Curtir

  3. Vera lucia vendamrtro disse:

    Eu estive na primeira festa tenho muitad saudades eram festas maravilhosas

    Curtir

  4. Anônimo disse:

    Eu estive várias vezes nas festas de piões de rodeio em Mirassol, dos anos 1981 à 2000, depois que mudei de mirassol ,não fui mais,porém sinto falta e torço para que as festas continuem sendo maravilhosas e atraindo grande público como antes e que os governantes daquele município realmente aposte com seriedade ,pois essa festa é um grande investimento para esse município e os moradores sempre contam com grandes atrações.
    Obs: a crise esta pelo Brasil inteiro,mas o Rodeio e os cidadãos mirassolensses não devem pagar por isso!

    Curtir

    • Maurides Oliveira disse:

      Eu acredito que Mirassol merece ter uma festa do peão bem arrojada, como já foi anos atrás. Na minha infância,adolescência e juventude eu participava e como eram boas essas festas! Me recordo com carinho do saudoso Zé do Prado, quantas saudades nos deixou. Também não poderia me esquecer de Asa Branca que deu o ar de sua graça e tantos outros que marcaram. A nossa grande paixão Pindobinha, Tio Patinhas,ah quantas saudades e quantas boas recordações!
      Senhores representantes do município, comissão organizadora mais presidente e sindicato rural, vamos olhar com mais carinho para essa festa? Vamos valorizar esse povo que tanto vem sofrendo com desemprego e tantas angústias? Entendo que vocês não serão os salvadores da Pátria, mas sim os portadores da esperança e da alegria para esse povo que tanto merece !!!

      Curtir

  5. Anônimo disse:

    Eu brigava lá , tempo bom!!

    Curtir

  6. Gracieli disse:

    Reage mirassol vamos lá nos consegue voltar ser o mesmo basta lutar .

    O povo de mirassol merece essa luta.

    Curtir

Deixe um comentário ...... opine sobre o que você acabou de ver

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s