Creche municipal de Araputanga pode ter caixa d’ água sem tampa


Em sessão da Câmara Municipal de Araputanga a vereadora Stellamaris Otenio fez a indicação 028/2014 e, quem a lê até dúvida de seu conteúdo.

A parlamentar indicou ao Chefe do Executivo, reservando cópias aos Secretários Municipais de Saúde e Educação e ainda, cópia à Chefe da Vigilância em Saúde, para que a caixa d’ água da creche “Morada dos Pequeninos, localizada à Rua Horácio A. Carvalho, nas proximidades do Córrego do Bacuri, receba tampa de proteção.

No documento, a vereadora destaca que em “uma caixa d’ água sem tampa, é inevitável a entrada de poeira, insetos, ácaros, carcaças de baratas, penas de aves, folhas de árvores e, a proliferação do temido Aedes Aegypti, o mosquito da dengue. Tudo indica que sem querer, a vereadora mandou o prefeito Sidney Salomé (PMDB) fazer o dever de casa.

Se de fato o assunto procede, a creche sob a responsabilidade do município pode seguramente estar na contramão daquilo que todas as autoridades da saúde pedem. Ortodoxamente, o normal é que a prefeitura fiscalize as habitações urbanas. Se a caixa d’ água de uma creche realmente não tem tampa, está funcionando o antigo ditado popular que diz – “faça o que eu mando e não o que eu faço”.

Um aviso escrito na entrada da Creche “Morada dos Pequeninos” avisa que as aulas estão suspensas, primeiramente devido ao carnaval e, até sexta-feira (07.03), devido à semana pedagógica. As atividades retornarão na segunda-feira, dia 10.

Dengue

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou na quinta-feira (06.03), números da infestação da dengue no território mato-grossense no período 1º janeiro a 06 de março de 2014. Foram 2.463 casos notificados de dengue, com 04 casos graves. Quatro cidades têm casos em investigação.

No horizonte da estatística feita pela Saúde do Estado, Araputanga aparece com 14 casos suspeitos de dengue em 2014. O número é bastante confortável comparado com o mesmo período de 2013 quando foram registrados 54 casos.

As autoridades incentivam e fiscalizam as habitações com objetivo de extirpar os vetores da dengue no município.  As dificuldades são muitas: chuvas, matagal em muitos lotes urbanos e entulhos que vão surgindo em virtude da falta de compromisso de alguns moradores.

Recomendações

Combata os focos do mosquito em sua casa, seguindo as seguintes orientações: Limpe calha dos telhados; limpe os pratinhos dos vasos de plantas; mantenha piscinas limpas; não deixe formar poças d’ água; elimine qualquer tipo de material que possa acumular água; garrafas ou recipientes sempre virados de boca para baixo; pneus mantidos em locais cobertos para não acumular água; tampe bem as caixas d’água e os poços.

Esse post foi publicado em Araputanga, Mato Grosso e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário ...... opine sobre o que você acabou de ver

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s