Nível do rio Paraguai ultrapassa cota de alerta da cidade Cáceres


Cheia do Rio Paraguai já deixou famílias desabrigadas em Barra do Bugres, cidade a 169 km de Cuiabá. (Foto: Reprodução / TVCA)

A Defesa Civil estadual informou nesta terça-feira (4) que o nível do Rio Paraguai na região da cidade de Cáceres, localizada a 250 km de Cuiabá, já ultrapassou a cota de alerta. De acordo com o coordenador Sérgio Roberto Delamônica Corres, as águas do rio chegaram a superar a cota de alerta, que é de 5,4 metros, em 53 centímetros.

A cheia do rio está sendo provocada pelo atual excesso de chuvas. O nível das águas inclusive já tende a alcançar a rodovia federal BR-070, cuja ponte cruza o Rio Paraguai com destino a cidades vizinhas da região oeste do estado, como Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião e Pontes e Lacerda, entre outras.

Devido ao excesso de chuvas, o Rio Paraguai já deixou famílias desabrigadas no município de Barra do Bugres, a 169 km de Cuiabá. Casas e pesqueiros foram encobertos pela água e muitas pessoas tiveram que deixar as moradias às pressas

Delamônica esclareceu que, até o momento, a cheia do rio não representou prejuízos para qualquer família em Cáceres, mas a Defesa Civil monitora a situação na área e inclusive deve divulgar na tarde desta quarta-feira (5) um balanço sobre o nível dos rios do estado e sobre os municípios que já decretaram situação de emergência.

A situação mais preocupante, segundo Delamônica, é nas cidades de Terra Nova do Norte, que decretou estado de emergência pela segunda vez no ano devido às chuvas, e Colniza, cidade que ficou praticamente isolada depois que as águas do Rio Canamã destruíram a estrutura de uma das pontes de acesso. Um helicóptero foi enviado para auxiliar no socorro às famílias da região.

A capital também sentiu os efeitos do excesso de chuva. Os córregos que cruzam a cidade se encheram e deixaram 28 famílias em situação de risco, segundo levantamento realizado pela Prefeitura de Cuiabá em diversos bairros.

Veja também estas publicações sobre as cheias do Rio Paraguai.

 

Rio Paraguai está próximo de atingir a 3ª maior cheia dos últimos 35 anos

Aumenta velocidade das águas do Rio Paraguai e fissuras já aparecem na BR-070; cresce o risco de isolamento

Rio Paraguai amanhece com 5,92 metros e já é 4ª maior cheia da história

Rio Paraguai avança sobre a BR em Cáceres; fissuras já aparecem nas laterais do asfalto

 

Esse post foi publicado em Cáceres, Mato Grosso e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário ...... opine sobre o que você acabou de ver

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s