Chuva prejudica o ritmo da colheita da soja em Mato Grosso


Chuva prejudica o ritmo da colheita da soja em Mato Grosso

 

O excesso de chuva, as perdas na produção e os problemas no escoamento da safra complicam a colheita da soja em Mato Grosso.

O cerrado foi transformado em área alagada. Lavouras estão inundadas, o prejuízo é certo e os agricultores estão desolados.
Com a colheita parada, muitos grãos brotam nas vagens, como acontece na fazenda do agricultor Augustinho Schoupinski, que plantou 660 hectares de soja em Nova Mutum. “Nos últimos 13 dias, conseguimos colher 1,5 mil sacos em 30 hectares”, diz.
A chuvarada também causou um caos nas estradas de Mato Grosso. A principal saída dos grãos é a BR-163. No trecho entre Sorriso e Lucas do Rio Verde, maiores produtores de soja do estado, uma barragem estourou e inundou a estrada. Apenas uma pista ficou em operação por toda a semana. Em vários outros trechos, surgiram mais buracos e mais acidentes. Uma carreta tombada provocou uma fila de caminhões.
O porto flutuante de Porto Velho, em Rondônia, que escoa boa parte da soja do norte de Mato Grosso foi fechado e complicou ainda mais a situação. O nível do Rio Madeira subiu muito e  inundou a ponte que dava acesso ao terminal. O problema foi resolvido, mas por dois dias, várias cargas de Mato Grosso ficaram paradas.
As dificuldades enfrentadas no campo também geram reflexos nas unidades armazenadoras. Em uma empresa que tem capacidade para receber 7 mil toneladas de soja por dia, nas últimas semanas, não recebeu nem 20% deste volume. A maior preocupação não é com este ritmo, mas com a qualidade dos grãos que são entregues, muito úmidos e bastante avariados.
Por causa das chuvas, seis municípios em Mato Grosso decretaram situação de emergência e segundo o Instituto Mato Grossense de Economia Aplicada (Imea), as perdas na safra de soja até agora chegam a quase 2% do total previsto para o estado.

Deixe um comentário ...... opine sobre o que você acabou de ver

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s