Peixe de couro chama a atenção de pescador


Peixe cuiu-cuiu capturado durante pesca esportiva (Foto: Leopoldo Machado/Arquivo Pessoal)

Peixe cuiu-cuiu capturado durante pesca esportiva (Foto: Leopoldo Machado/Arquivo Pessoal)

Um peixe de 4 quilos, medindo 40 centímetros de comprimento chamou a atenção de turistas que faziam pesca esportiva às margens do Rio Macacoari, a 110 quilômetros de Macapá. Apesar do susto dos pescadores, o animal é comum na bacia do Rio Amazonas, segundo informou o biólogo Júlio César Sá de Oliveira.

De acordo com o biólogo, o peixe é conhecido como peixe de couro, por não possuir escamas, e ser revestido de placas ósseas.

Na região amazônica ele também é conhecido como cuiu-cuiu. Em outras regiões do país é chamado de abotoado, armado, armau, entre outros nomes. “Tomei um susto quando ele apareceu na rede”, conta o agente ambiental do Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Estado do Amapá (Imap), Leopoldo Gonçalves Machado.

O funcionário público possui uma casa às margens do Rio Macacoari, para onde convida os amigos para fazer turismo ecológico, segundo conta. Ele diz que na região é comum a pesca de diversas espécies de peixes, como traíra, sarda, jiju, tamuatá, piranha, entre outros. “Mas é muito raro um cuiu-cuiu aparecer”, afirmou o agente ambiental que diz já ter capturado espécies menores na mesma região.

O biólogo Júlio Cesar explica que, apesar de essa espécie ser comum na bacia do Rio Amazonas, esse comportamento é natural do cuiu-cuiu. “Ele gosta de se esconder”, afirma.

Leopoldo Machado já tentou criar um cuiu-cuiu, que conseguiu capturar, mas desistiu por falta de tempo para cuidar do animal. “Acabei soltando ele no rio novamente”, contou.

Esse post foi publicado em Mirassol e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário ...... opine sobre o que você acabou de ver

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s