Mirassol D’Oeste e mais 9 cidades de MT ganham o selo Unicef


 

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) certificou 399 municípios da Amazônia Legal e Semiárido brasileiro com o Selo Unicef, Edição 2009-2012. Mato Grosso, com o mais baixo índice de cidades participantes (32), foi, proporcionalmente, o estado com o maior número de vencedores, com sete municípios premiados.

Os municípios que ganharam o selo Unicef foram Alta Floresta, Glória D’Oeste, Juína, Matupá, Mirassol D’Oeste, Nova Mutum, Paranaíta, Primavera do Leste, Sorriso e Tapurah.

No total, 2.160 cidades foram convidadas a participar da “competição” criada pela Unicef, com o objetivo de incentivar políticas públicas para melhorar os índices socioeconômicos na qualidade de vida e direitos da criança e adolescente.

De todos os convidados, 560 municípios aceitaram participar do desafio. Para ganhar o selo Unicef, as cidades deveriam não só melhorar seus indicadores de gestão (políticas públicas) e impacto (índices socioeconômicos), mas também promover fóruns comunitários.

De acordo com a secretaria de comunicação da Unicef, os fóruns comunitários faziam parte de uma etapa obrigatória. Os municípios deveriam investir na participação social, promovendo discussões públicas sobre os problemas da região. Os gestores também ficaram responsáveis por organizar atividades nas escolas, para que as crianças e adolescentes também fizessem parte do processo.

Foram 30 indicadores analisados no período de 2007 a 2011, sendo os com maior destaque para os municípios da Amazônia Legal: o percentual de crianças alcançadas pelo Benefício de Proteção Continuada da Assistência Social (passou de 21,9% para 59,7%), a taxa de mortalidade infantil (caiu 6,8%), o acesso ao pré-natal (aumentou 16,4%), abandono escolar (queda de 47,2%), distorção idade-série (diminuiu 19,4%) e taxa de cobertura de Centros de Referência da Assistência Social, Cras (aumentou 30,2%).

De acordo com a presidente do Comitê Intermunicipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Centro-Oeste (CIRCO), o selo Unicef é algo simbólico, mas extremamente importante para estimular os municípios a melhorar a qualidade de vida da população, principalmente da criança e do adolescente.

Dilma ainda explicou que, em questão de investimento, os municípios que tem o selo Unicef vão ser colocados sempre em primeiro plano, o que seria mais um incentivo para as outras cidades participarem do processo para obter a premiação. “O programa coloca em primeiro lugar a necessidade das crianças e adolescentes, mas são melhorias que atingem a população toda”, disse.

A presidente do CIRCO ainda ressaltou que Mato Grosso tem avançado em várias frentes, mas que eu alguns aspectos, como, por exemplo, o combate a pobreza, a violência contra crianças e trabalho infantil, ainda deixam a desejar. “Além disso, nós temos um grande evento chegando e obras com enormes impactos sociais. Devíamos estudar melhor estas questões, porque são principalmente as cidades pequenas do interior que mais sofrem”.

O evento para entrega dos troféus e certificados de reconhecimento será realizado dia 13, em Cuiabá, na Fiemt, às 9 horas.

Esse post foi publicado em Alta Floresta, Glória D’Oeste, Mirassol, Mirassol D' Oeste e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário ...... opine sobre o que você acabou de ver

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s