Agricultura familiar: Prefeito eleito de Mirassol vai participar de encontro no STR que traçará plano estratégico para 2013


Acontece no dia 30 de novembro, a partir das 09 horas da manhã, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mirassol D´Oeste (STR), encontro que vai reunir presidentes de associações rurais, agricultores familiares, lideranças comunitárias e técnicos ligados ao setor.
O anúncio foi feito pelo presidente do STR, Valdir Ribeiro, ao se reunir com o prefeito eleito desta cidade, Elias Leal (PSD), de quem recebeu apoio para a realização do evento.
Na pauta, estará em discussão e elaboração um plano estratégico da agricultura familiar para 2013. Nesse sentido, o evento pretende também buscar revitalizar e fortalecer a agricultura familiar frente às exigências mercadológicas, além de novas alternativas para o município.

O prefeito eleito Elias Leal avalia como oportuna a iniciativa do STR devido a falta de uma política direcionada a valorização da agricultura familiar diversificada, que produz alimentos saudáveis não apenas para Mirassol, mas para outras cidades do Estado e para o autoabastecimento das famílias, assim como, a geração de renda e o acesso à informação, que são fundamentais para o exercício da cidadania.

“Percebi que há muito tempo a principal atividade da agricultura familiar está centrada na pecuária do leite. Por isso, é necessário que haja uma política, por exemplo, capaz de estimular e diversificar o potencial de produção com vantagens para os agricultores”, destacou Elias Leal, reafirmando o seu compromisso de reestruturar a Pasta de Agricultura, como um dos instrumentos gerador de mudanças significativas, principalmente, no setor da agricultura familiar de Mirassol D´Oeste.

Uma série de ações já está sendo articulada pelo prefeito eleito Elias Leal junto aos governos federal e estadual e também a parlamentares, como o deputado federal, Carlos Bezerra (PMDB), deputados estaduais, José Riva e Português, com os quais vem se reunindo frequentemente, em Cuiabá.

Nesta segunda-feira, 12, na Capital, o prefeito eleito de Mirassol manteve contatos com a Superintendência Regional da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), no sentido de ampliar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com o cadastramento de mais agricultores familiares e junto a Direção Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), como forma de qualificar agricultores, trabalhadores rurais e seus familiares, Elias Leal solicitou a realização de diferentes tipos de treinamentos e cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS) nas áreas de agricultura, pecuária, silvicultura, aquicultura, extrativismo, prestação de serviços, agroindústria, atividade de apoio agrossilvipastoril, artesanato, educação, alimentação e nutrição, além de Programas Especiais focados na gestão da propriedade, segurança do trabalho, empreendedorismo, atendimento às pessoas com necessidades especiais, cidadania e inclusão digital.

Esse post foi publicado em Mirassol, Mirassol D' Oeste e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário ...... opine sobre o que você acabou de ver

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s