Prefeito Elias Leal de Mirassol D´Oeste participa de palestra no TRE


Acompanhado do prefeito eleito de Mirassol D´Oeste, Elias Leal (PSD), o coordenador da equipe de transição na prefeitura desta cidade, o advogado Valdinei Salgueiro, participou nos dias 7 e 8 últimos, do evento “Boas práticas de gestão na Transição de Governo nos municípios”, promovido pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso em parceria com a Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM). Membros do staff do atual prefeito de Mirassol também participaram do evento que aconteceu em Cuiabá.
Uma das principais palestras “Providências para Transição de Governo nos municípios”, foi proferida pelo consultor técnico, Edicarlos Lima Silva.
Silva aprofundou questões específicas e discutiu sobre as atitudes que os atuais prefeitos e os gestores eleitos devem tomar, referente à contabilidade pública, convênios, patrimônio, entre outros. O consultor alertou aos prefeitos eleitos para que observem o julgamento das contas anuais do gestor atual, pois muitas vezes são feitas determinações do TCE-MT que devem ser cumpridas próxima gestão.
Participaram do ciclo de palestras cerca de 600 pessoas, entre prefeitos, vereadores, prefeitos eleitos, respectivas equipes de transição de governo, assessores, controladores internos e contadores.
Ainda foram discutidos os temas “Princípios Jurídicos e Observações gerais da Transição de Governo” e “Aspectos contábeis na Transição de Governo”, por palestrantes da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Além da participação do representante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), secretário de Articulação Institucional, Sérgio Henrique Motta.
Durante os dois dias de evento, os atuais e futuros gestores foram orientados pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso sobre como proceder neste período de transição de mandato. Ainda foram apresentados temas referentes ao controle social, exercido pelo cidadão e que tem como instrumento o direito a ter acesso às informações públicas. Direito garantido pela Lei de Acesso à Informação, em vigor desde 16 de maio deste ano.
Outro assunto abordado foi o Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), que dá suporte tecnológico e de capacitação focado na gestão de resultados, por meio de um Planejamento Estratégico.
Uma das primeiras
Mirassol D´Oeste é uma das primeiras cidades do Oeste de Mato Grosso que constituiu equipe de transição conforme orientação do Tribunal de Contas Estado de Mato Grosso –  TCE/MT-, que vem tendo acesso as informações de todos os setores da prefeitura deste município.
A medida foi acertada durante a primeira visita do prefeito eleito Elias Leal (PSD), do vice-prefeito eleito, professor José Rubens (PSB) ao atual prefeito deste município, Donizete das Antenas (PT).
Para o prefeito eleito, Elias Leal, a transição é de fundamental importância para que não haja descontinuidade nas ações estratégicas da prefeitura, além do que o processo também é primordial para que ele possa adotar as medidas necessárias para iniciar uma nova gestão

Deixe um comentário ...... opine sobre o que você acabou de ver

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s