A era do gelo em Mirassol D’ Oeste MT


Geólogo da UFPE diz que esta é a primeira vez que um trabalho científico realizado no país confirma solidamente a ocorrência do fenômeno no continente

          Pesquisadores encontraram, pela primeira vez na América do Sul, provas de que o continente viveu a grande glaciação que atingiu a Terra 570 milhões de anos atrás.

O estudo, realizado pela USP, em colaboração com a UFPE e as Universidades Federais do Amazonas (Ufam) e do Pará (UFPA), se baseou na análise de amostras de rocha coletadas em Mirassol d’Oeste (MT).

Quatro grandes glaciações do planeta, que deixaram o globo parecido com uma imensa bola de neve, ocorreram há 740, 720, 600 e 570 milhões de anos.

‘Esta, no entanto, é a primeira vez que se confirma solidamente que o fenômeno global atingiu mesmo a América do Sul’, explica o geólogo Alcides Nóbrega Sial, da UFPE.

O pesquisador contribui com a análise de mais de cem amostras coletadas em Mirassol d’Oeste, em junho de 2001. ‘Analisamos isótopos estáveis de carbono e oxigênio de rochas carbonáticas’, descreve. Os carbonatos estão depositados acima dos tilitos, mineral tipicamente glacial.

O trabalho, que faz parte da tese de doutorado pela USP de Afonso César Rodrigues Nogueira, da Ufam, revelou ainda uma ondulação no local pesquisado.

‘O que é mais uma comprovação da mudança climática’, afirma Sial, coordenador do Laboratório de Isótopos Estáveis (Labise/UFPE).

Essa mudança climática ocorreu no período Neoproteozóico, compreendido entre 600 e 570 milhões de anos atrás. Na glaciação, com temperaturas de 50 graus negativos, a vegetação quase desaparecida da fase da Terra e apenas poucos organismos, como as cianobactérias, sobreviviam na água gelada.

No fim desse período, a temperatura atingiu 50 graus. Foi justamente essa mudança brusca que deixou marcas em Mirassol d’Oeste.

O trabalho dos pesquisadores brasileiros está sendo publicado na revista científica ‘Geology’, uma das mais respeitadas na área.

Deixe um comentário ...... opine sobre o que você acabou de ver

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s