Salve Jorge novela pode ter adoração a OGUM e espiritismo, evangélicos e até mesmo catolicos protestam contra a novela


Evangélicos protestam contra a novela,imagem acima já chegou a mais de 2 milhões de compartilhamentos.
São Jorge é um dos santos mais conhecidos do catolicismo no Brasil e o enredo terá muita ligação com a devoção a esse santo. A emissora carioca não pretende mudar a história, mas está pensando em um novo título para batizar a trama.Mas o enfoque da atração que vai estrear no horário nobre não é fé, mas assuntos como tráfico de pessoas, tendo como ambiente o morro do Alemão, no Rio de Janeiro, e na Turquia (principalmente em Istambul e na Capadócia, onde São Jorge nasceu).Quando começou a falar sobre seu novo projeto a autora tentou explicar o enredo da novela em seu Twitter: “A fé nele [São Jorge] existe e vamos mostrar: a fé na força que temos para vencer os dragões que a vida nos reserva”, disse Glória Perez.

Globo desiste de agradar evangélicos e lança novela com nome de santo

Em junho alguns veículos de comunicação chegaram a noticiar que a Rede Globo estava pensando em trocar o nome da “novela da oito” escrita por Glória Perez. A mudança seria para não espantar o público evangélico já que o folhetim foi batizado de “Salve Jorge”.Mas no final das contas a emissora não fez a alteração deixando o título original que faz uma homenagem a São Jorge, um dos santos católicos mais venerados no país. A novela estreia nesta segunda-feira (22) após o final da novela “Avenida Brasil”.São Jorge é venerado pela Igreja Católica Romana, Igreja Ortodoxa e também na Comunhão Anglicana. Mas também é representado nos cultos das religiões afro-brasileiras em forma de Ogum.Apesar do nome, a trama não terá tema religioso. O roteiro vai tratar sobre assuntos como tráfico de pessoas. A ligação com o santo católico está na devoção, a começar pelos lugares escolhidos para as filmagens: as cidades turcas de Istambul e Capadócia, onde o padre teria nascido.Quando começou a dar detalhes sobre seu novo trabalho, a escritora tentou explicar o título: “A fé nele [São Jorge] existe e vamos mostrar: a fé na força que temos para vencer os dragões que a vida nos reserva”, disse Glória Perez no Twitter .

Cinco coisas que você precisa saber sobre “Salve Jorge”

É uma novela da Glória Perez, então qual país ela pegará para “homenagear”?
Depois de falar dos Estados Unidos (“América”) e da Índia (“Caminho das Índias”), Glória agora vai abordar a Turquia. Espere então diversas novas expressões em idioma estrangeiro que vão virar bordão na boca das pessoas. O problema social a ser tratado em “Salve Jorge” será o tráfico internacional de pessoas. Para dar credibilidade à história, Glória vem gravando depoimentos de pessoas que passaram por esta situação delicada.
Mas a novela vai ser só sobre tráfico de pessoas? E no Rio de Janeiro vai rolar o quê na história?
Glória aproveitou as UPPs para abordar a tal da pacificação das favelas. A protagonista da trama, Morena (Nanda Costa) vai se apaixonar por um oficial da cavalaria chamado Theo (Rodrigo Lombardi). Mas a trama da favela estará diretamente ligada à trama do tráfico internacional, porque a vilã Lívia (Claudia Raia) está envolvida até o pescoço com o envio de moças para o exterior.
Se é da Glória Perez, então podemos confirmar a presença da Vera Fischer, Neusa Borges, Narjara Turetta e de todas aquelas atrizes que só participam das novelas dela?
Sim. Glória diz que gosta de atores que “dizem bem o seu texto“.
Hoje em dia está todo mundo escrevendo pra essa tal de Classe C. Vai ter isso também em “Salve Jorge”?
Sim e não. A classe C será o foco na classe C, mas não será para aproveitar o modismo. Glória, a “hipster” dos novelistas adorados pela classe emergente, lembra que gostava de colocar o Zeca Pagodinho nas suas tramas muito antes desta “glamourização do popular”.
Por que a novela se chama “Salve Jorge”? Não vai ter ninguém falando de religião na minha TV, não é?
A autora explica que esse São Jorge está mais relacionado ao mito que ao santo. O Jorge de cada um representa a força que existe dentro das pessoas e que a própria Glória teve que evocar para enfrentar um problema grave de saúde no meio da novela “Caminho das Índias”.
Música de Adoração a OGUM
Convidado por Ângela RoRo, Diogo Nogueira vai cantar samba inédito composto há cerca de dois anos pela cantora e compositora carioca na gravação ao vivo do CD / DVD Feliz da Vida, de RoRo. A gravação está agendada para esta segunda-feira, 15 de outubro de 2012, em show no Theatro Net Rio no Rio de Janeiro (RJ). Além de Diogo, a gravação terá adesões de Frejat, Jorge Vercillo (na música inédita Capital do Amor) e Sandra de Sá (em outra inédita, Beijos na Boca). Diogo vai dar voz ao samba Salve Jorge, que nada tem a ver com a novela homônima que estreia na TV Globo em 22 de outubro. Eis a letra do samba Salve Jorge, de Ângela RoRo:
Salve Jorge
(Ângela RoRo)
 
Ogum Iê! Ogum Iê! Ogum Iê! 
Minha mãe mandou fechar
O meu corpinho quando
Ainda era nenê
 
Não há mal no meu caminho
Vivo a vida com amor e fé
Ter São Jorge como padrinho
É o que é! É o que é! 
Salve Jorge!
 
Ogum Iê! Ogum Iê! Ogum Iê!
Minha mãe mandou fechar
O meu corpinho quando
Ainda era nenê
 
Quem me guia é a benção
O meu santo me dá proteção
São Jorge, guerreiro de luz! 
Coragem! Me dá a mão! 
Salve Jorge!

  1. Peri

    Nada contra o Cristianismo, só contra os Cristãos que ainda sentem ódio das outras religiões (não podem vê-las nem em novelas XD)

    Curtir

  2. Daniel

    Infelizmente a Globo tem esses princípios de adoração e querem que todos aceitem, vai continuar perdendo audiência.
    E outra, os cristão não sentem ódio das outras religiões, mas da ignorância como as pessoas e emissoras empurram certas porcarias e as pessoas sem ao menos buscarem a origem e o objetivo dessas programações.
    Abram os olhos e conheçam a Jesus Cristo, assim poderá tirar suas conclusões de religiões e tudo mais o que quiserem.

    Curtir

  3. GAbriel

    Como misturam Espiritismo e Espiritualismo nesse país. O Espiritismo é no seu aspecto religioso cristão tantos quanto evangélicos e católicos, pois seguimos os ensinamentos de Jesus Cristo a luz da Doutrina Espírita. O que acontece é que classificam religiões como candomblé e e outras espiritualistas como Espíritas.

    Curtir

  4. רזיאל

    Tolos e patéticos homens e mulheres que seguem falsas luzes como insetos! Ainda permanecem nas trevas da ignorância… é uma lástima ver vocês ainda estagnados, depois de tantas eras acompanhando a caminhada de sua espécie neste mundo, lamento por vocês… ainda os vejo agirem como meras ovelhas, bonecos de barro inconscientes de sua divindade…sombras do que deveriam ser… são cegos seguidores de cegos que como estes, rumarão ao abismo sombrio. O Tempo está chegando…e quando a Noite Cair, seu Deus não trará a Luz que esperam.

    Curtir

Deixe um comentário ...... opine sobre o que você acabou de ver

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s