Pão engorda? Mitos e verdades sobre o pão


pao

Já não é de hoje que se diz que o pão engorda, porém será que esta afirmação é verídica ou será que não passa de um mito? O pão é um dos alimentos mais saudáveis e deliciosos que temos à nossa disposição diariamente, porém este acaba muitas das vezes por ser excluído da cadeia alimentar quando se realizam algumas dietas. Mas se o pão é um alimento tão saudável, que não tem conservantes, não tem corantes nem nenhuma substância transformada pelo homem, porque é que há-de ter um papel tão negativo numa dieta? Com o intuito de lhe esclarecermos todas as dúvidas em relação a este alimento básico da nossa vida, selecionamos para si as principais dúvidas que andam em redor deste alimento.

Devemos excluir o pão da nossa alimentação?

É totalmente errado excluir o pão da nossa alimentação, pois este alimento é considerado como a nossa maior fonte de energia, derivado às suas proteínas, hidratos de carbono, fibras e vitaminas. Este faz parte da nossa base alimentar, pois qualquer pessoa em qualquer idade o pode comer, claro que se for alérgico ou intolerante aos componentes utilizados no pão, deve então excluir da sua alimentação o consumo de pão.

 

O pão engorda?

Mito, o pão não engorda! Tal como todos os outros alimentos o pão contém calorias, logo quando consumido em excesso poderá contribuir para o aumento do peso. Essencialmente o que engorda mais é o que adicionamos ao pão, as manteigas, os doces, o chocolate, o queijo, isto sim torna o pão um alimento altamente calórico. Deste modo se não quer engordar é fundamental que não adicione muitas gorduras e açucares ao pão. Quanto às calorias que o pão contém estas rondam entre as 240 e as 280 por uma quantidade de 100 gramas.

O pão integral engorda menos?

Esta é uma dúvida que deve estar presente na cabeça de muitas pessoas, pois a maior parte associa os alimentos integrais a alimentos que engordam menos. Contudo não é bem assim! As calorias do pão integral são quase idênticas às do pão branco, logo não podemos associar o pão integral a um pão que não promova o aumento do peso, pois tal como outro pão qualquer, este quando consumido em excesso também poderá originar um aumento do peso.

Que pão escolher?

Todo o pão é bom, porém se poder escolher opte por comer pão rústico/caseiro, pois o seu gosto destaca-se perante todos os outros. Este deve ser feito da maneira mais simples possível, três ingredientes são o suficiente – farinha, água e fermento. Basta isto para obter o melhor pão do mundo.

Como pode ver, mesmo fazendo uma dieta pode comer pão, pois o mito do que o pão engorda foi totalmente desmistificado. Unicamente deve ter o cuidado de não comer quantidades muito exageradas, pois tal como os outros alimentos, o pão quando ingerido em excesso poderá levar a que engorde, mas quando comido regradamente não interferirá nada com a sua dieta.

Lembre-se sempre que só com uma alimentação saudável, variada e equilibrada irá conseguir obter um corpo bonito e perfeito, por isso não se prive totalmente do consumo de todos os alimentos, pois estes contêm nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

Esse post foi publicado em CURIOSIDADE e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário ...... opine sobre o que você acabou de ver

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s