Balanço da Votação das eleições 2012 no Brasil


 

A votação para escolher os prefeitos e vereadores, das 5.568 cidades brasileiras, para os próximos quatro anos nas Eleições 2012 terminou às 17h deste domingo (7) e transcorreu em clima de “grande tranquilidade”, segundo a presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministra Cármen Lúcia.

Ao todo, 1.763 das 410 mil urnas de votação apresentaram problemas técnicos e foram substituídas. O número representa 0,43% do total. De acordo com o TSE, a antiga urna de lona, com votação manual, só foi necessária em uma seção eleitoral, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ).

Ao todo, 138,5 milhões de brasileiros foram às urnas para escolher prefeitos e vereadores nas Eleições 2012. A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, afirmou hoje que “em todos os 26 Estados não há informações de qualquer irregularidade”.

— Está tudo dentro da normalidade, o eleitor está indo às ruas e manifestando seu voto com grande tranquilidade.

Embora cerca de 500 pessoas tenham sido presas no Estado do Rio de Janeiro fazendo boca de urna, entre eles oito vereadores e um vice-prefeito, a presidente do TSE disse ser “irrelevante” o número de prisões no País.

A ministra disse ainda que eleitores que não votaram e não justificaram a ausência ficarão em dívida com a Justiça Eleitoral. Entre os prejuízos posteriores estão o impedimento para renovar o passaporte e assumir cargos após aprovação em concursos públicos. Cármen Lúcia, porém, minimizou o problema.

— Mas o eleitor brasileiro é muito participante, o número de pessoas que não votam e não justificam é muito diminuto.

A apuração do resultado das Eleições 2012 começa às 18h no horário de Brasília. Os resultados oficiais devem começar a ser divulgados até as 22h deste domingo.

Deixe um comentário ...... opine sobre o que você acabou de ver

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s