Termelétrica de Cuiabá mantém fornecimento de energia em outubro


Termelétrica de Cuiabá volta a funcionar (Foto: Assessoria/EPE)

A Usina Termelétrica de Cuiabá continuará fornecendo energia elétrica para o Sistema Interligado Nacional (SIN) por, pelo menos, um mês. Desde março, a unidade está abastecendo a rede do país com aproximadamente 480 megawatts, volume suficiente para suprir até 60% da demanda por energia de todo o Estado.

De acordo com Fábio Garcia, presidente da Empresa Produtora de Energia, que administra a usina, não há data definida para que seja interrompido o fornecimento da energia produzida pela Termelétrica. No entanto, ele acredita que as atividades permaneceram inalterável até o final deste mês. “As negociações para verificar a continuidade da usina é revista semanalmente. Mas acreditamos que neste mês ainda iremos abastecer o SIN”.

Ele explica que o funcionamento da usina visa equilibrar o abastecimento de energia no país. Conforme Garcia, o governo solicitou a demanda para manter o estoque dos reservatórios, sem comprometer a segurança energética do sistema. “Desta forma, a usina deverá estar trabalhando até as chuvas começarem a ser mais contínuas, sem risco de desabastecimento”. A energia produzida pela Termelétrica é enviada para as subestações de Várzea Grande, CPA e Coxipó.

A usina completou um ano que está a disposição do Sistema Interligado. A unidade ficou apta a funcionar desde 13 de setembro de 2011, quando foi assinado um contrato para fornecimento de 2,2 milhões de metros cúbicos de gás natural para a térmica entre a estatal boliviana Yacimientos Petroliferos e Fiscales Bolivianos (YPFB), Petrobras e EPE.

Deixe um comentário ...... opine sobre o que você acabou de ver

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s