Historia: Paróquia São Paulo de Mirassol D’Oeste


A Paróquia São Paulo, de Mirassol D’Oeste foi criada em 1985, pelo então Bispo D. Máximo Biennès, contando, desde sua fundação, com os trabalhos do pároco Pe. Anselmo Mandrile, cujas atividades registradas diariamente, deram origem à publicação da obra memorialista A história das origens da Paróquia São Paulo que, pelo zelo de um pastor, revitaliza a história cotidiana do povo através da lembrança dos acontecimentos e de todos os colaboradores que ajudaram a escrever o caminho percorrido na fé. Como diz o Pe. Antenor Petini (ordenado diácono na Igreja Matriz ainda em construção), são “memórias que nos possibilitam retirar delas lições de um passado ainda recente, mas rico de significado para os membros da comunidade e honroso para nossa Igreja”.
Levando o mesmo nome do bairro em que foi instalada, a Paróquia São Paulo tem suas origens mais remotas, na década de 1977, quando foi inaugurada a primeira Capela do Jardim São Paulo como resultado de mutirão comunitário, celebrado por todos e tendo como marco o Cruzeiro ali plantado. Nos anos 80 foi se solidificando através da dedicação do Pe. Anselmo na nova Comunidade Pastoral. O pequeno barracão se torna Igreja Matriz e a pequenina Capela é dividida em duas partes: uma servindo para sala de reuniões e a outra para cozinha e quarto de dormir. Iniciam-se os trabalhos grupais do Apostolado da Oração, a catequese, reuniões de jovens, as Missas dominicais, sempre com reuniões posteriores, encontros com a comunidade, procissões que reuniam muitas outras comunidades, campanhas, cursos de noivos, de batismo e crisma, enfim, toda uma intensa vida pastoral que vai demarcando o lugar da fé, animando a população à participação ativa e, principalmente, a comunidade se desenvolve congregada pelos sentimentos de realização participativa. O crescimento dos trabalhos religiosos esteve ladeado pelo crescimento da comunidade civil que não mediu esforços para transformar a Igreja num baluarte de sustentação da fé e da caminhada diária do povo de Deus.
De 1984 até os anos 2004, a comunidade paroquial foi-se solidificando paulatinamente e novas comunidades vão se desenvolvendo, somando-se, hoje, cerca de trinta e cinco espalhadas pelo município, guiadas pelos mesmos princípios iniciais. São elas: São José Operário, Imaculada Conceição, Nossa Senhora das Mercês, Sagrada Família, São Tiago, São José, São José da Figueirinha, São Francisco das Chagas, São Francisco de Assis, São Pedro do Jabuti, Santo Agostinho, São Bento do Sonho Azul, Santo Antonio, Nossa Senhora Aparecida, São Pedro, Santo Estevão, Santa Bárbara, São Brás do Além, São José e Santo Antonio do Barrancão, Senhor Bom Jesus da Veredinha, Santa Terezinha da Veredinha, Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Rainha da Paz, Santa Helena, São Paulo, Nossa Senhora Aparecida, Santa Luzia e Santos Reis, São João Batista de Curvelândia, São Bento do Agro-Verde, Santa Rita, Nossa Senhora Aparecida, São Pedro do Barreirão, São Joaquim de Itiquira, Sant’Ana da Colônia da Salvação, São João Evangelista, São Sebastião, Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora Aparecida.

Esse post foi publicado em Mirassol e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Historia: Paróquia São Paulo de Mirassol D’Oeste

  1. Joel José de Andrade disse:

    Quiz saber um pouco da história do Padre Andelmo pois ele foi Pároco em Formosa do Oeste Pr.nod anos 70

    Curtir

Deixe um comentário ...... opine sobre o que você acabou de ver

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s